Ordem do desfile do Grupo Especial é das mais equilibradas dos últimos anos

A ordem dos desfiles do Carnaval do Rio 2020 já foi definida, confira AQUI.

Foi definida a ordem de desfile do Grupo Especial para o Carnaval 2019. Concluído o sorteio, a maioria dos dirigentes da Liga Independente das Escolas de Samba respirava aliviada com o resultado.

O sorteio de 2019 mudou as regras. Até o ano passado, as escolas eram emparceiradas de acordo com as posições no desfile anterior e aí sorteavam, par a par, quem desfilaria domingo e segunda e só depois a posição. Desta vez, as agremiações tiraram a sorte na ordem descrescente de colocação e o número de 1 a 10 que obtiveram já definia o dia de desfile. Depois, fizeram uma segunda rodada para definir a posição exata.

O temor era de que um dos dias ficasse desequilibrado, sobretudo o domingo, porque quatro escolas já tinham posição definida. As duas que não caíram depois do Carnaval 2018, Império e Grande Rio, a campeã da Série A, Viradouro, e a penúltima colocada, São Clemente, escalada para abrir a segunda-feira. A regra ainda previa que nenhuma escola poderia trocar de posição após o desfile, como ocorria até o ano passado.

Apesar dos temores, os “deuses do carnaval” foram justos e a aleatoriedade das bolinhas produziram uma ordem de desfile bastante equilibrada. Beija-Flor, Salgueiro e Tijuca como âncoras no primeiro dia; Portela, Mangueira e Mocidade na segunda noite.

Veja como ficou a ordem:

Há muita especulação em torno da ordem de desfile, no sentido de se tentar prever se esta ou aquela escola tem seu caminho ao título dificultado, especialmente a segunda a se apresentar na primeira noite. Só que, em 2004, a Unidos da Tijuca encantou a avenida e foi vice-campeã desfilando nesta posição. Nos últimos dez anos, seis vezes a 2ª de domingo voltou ao Desfile das Campeãs.

Outro tabu cerca as escolas que desfilam domingo: desde que a divisão em dois dias passou a valer para uma competição única (1985), apenas Mocidade (por duas vezes), Mangueira, Imperatriz e Unidos da Tijuca conseguiram ser campeãs desfilando no primeiro dia. Ou seja, a poderosa Beija-Flor, campeoníssima da era Sambódromo tem mais uma chance de quebrar a escrita. A campeã de 2018, aliás, está com uma sequência de coincidências curiosas. Em todos os carnavais subsequentes as suas últimas vitórias (2011, 2015 e 2018) ela cai no domingo.

Já a Paraíso do Tuiuti, grande sensação do Carnaval 2018 conseguiu aquela que é considerada pelas escolas a mais nobre das posições: será a 5ª a se apresentar na segunda-feira. Mas por que é nobre? Porque é na metade da noite. As escolas que desfilam cedo, pegariam a plateia mais fria; as que desfilam nas últimas posições enfrentariam o público cansado demais. Sempre lembrando: tudo isso é apenas conjectura.

Além de as posições intermediárias serem preferidas há outro detalhe, este sim, mais interessante para a lojística do desfile. As escolas em posição ímpar se concentram do lado dos Correios. O acesso encontra pela frente menos obstáculos. A concentração do lado par é próxima do edifício conhecido como Balança Mas Não Cai. O acesso das alegorias ali é complicado. As mais altas só podem ser totalmente montadas depois de passarem pelo Viaduto São Sebastião. Nem sempre se consegue fazer isso em tempo hábil, especialmente se o carnavalesco tiver feito algum cálculo errado.

O domingo tem ainda duas atrações interessantes: Paulo Barros está na Viradouro, segunda a desfilar. A escola está se organizando para fazer uma apresentação forte, ainda que o enredo não seja dos mais inspirados  (https://mestrecarnaval.camarotecarnaval.com/paulo-barros-levara-viradouro-pelo-mundo-da-fantasia-no-carnaval-2019/). A outra curiosidade é a posição de desfile da Tijuca. O enredo é a história do pão e a escola, como 7ª a desfilar, vai terminar sua apresentação com o dia claro, hora de passar na padoca e comprar um pão quentinho. 😛

No outro dia, Mangueira e Mocidade repetem a sequência de 2018 e a verde e rosa com um enredo mais interessante(link: https://mestrecarnaval.camarotecarnaval.com/mangueira-contara-lado-b-da-historia-do-brasil-no-carnaval-2019/) , embora a verde e branco de Padre Miguel costume se dar bem com enredos abstratos como o desse ano, que fala do tempo (link: https://mestrecarnaval.camarotecarnaval.com/mocidade-vai-fazer-uma-reflexao-sobre-o-tempo-no-carnaval-2019/). Antes delas, a avenida terá visto a Tuiuti que tem outro enredaço tirando sarro da política sobre o bode que se elegeu vereador por Fortaleza (link: https://mestrecarnaval.camarotecarnaval.com/tuiuti-historia-bode-mais-famoso-ceara-carnaval-2019/) e um pouco mais cedo a Portela e seu grande momento de emoção, desfilar inteira em homenagem à saudosa Clara Nunes (link: https://mestrecarnaval.camarotecarnaval.com/portela-realiza-sonho-torcedores-anuncia-clara-nunes-como-enredo/).

Preparem os seus corações! Os concursos para escolha dos sambas-enredos logo começam: serão apenas dez finais, já que Tuiuti e Grande Rio encomendaram seus hinos, a São Clemente desfilará com o mesmo samba-enredo que apresentou no desfile original de O Samba Sambou (link: https://mestrecarnaval.camarotecarnaval.com/sao-clemente-reedita-seu-enredo-mais-famoso-criticando-as-proprias-escolas/), de 1990, e o Império Serrano “inovou” ainda mais, optando por reproduzir em ritmo de samba-enredo uma música de Gonzaguinha. (link: https://mestrecarnaval.camarotecarnaval.com/afinal-qual-o-limite-do-samba-enredo-como-genero-carnavalesco/ )

Ah, sim, e outra boa nova do Carnaval 2019. Voltaremos a ter os ensaios técnicos, suspensos em 2018, pela pendenga com o prefeito do Rio, que atrasou o quanto conseguiu o repasse das verbas para as escolas de samba. Muitas emoções virão!

20 de jul de 2018

COMENTÁRIOS