Está chegando a hora de escolher a trilha sonora do Grupo Especial 2019

Foto: Fernando Grilli | Riotur

O ciclo de produção de um Carnaval começa, muitas vezes, antes mesmo de o anterior terminar. Mas existem algumas épocas especialmente intensas, como a época em que se divulgam os nomes dos enredos, depois as sinopses um pouco mais adiante e o início dos concursos para escolher os sambas-enredo entre agosto e setembro. Conforme passamos da metade do mês, é hora de pensar no maior momento para cada escola, além do desfile em si: a escolha do samba-enredo para o próximo Carnaval.

Desnecessário dizer que o hino, como é chamado depois de escolhido, ocupa um lugar especial na estratégia de cada escola rumo ao sonhado título. A final do samba é uma decisão crucial que pode, lá na frente, garantir ou custar a perda de um título. Muita escola já perdeu campeonato porque tinha um samba mal avaliado pelos jurados. Um exemplo clássico foi o Salgueiro em 2017: fez, junto com a Portela, o melhor desfile do ano, no conjunto, mas acabou sendo penalizado por um samba que tinha uma letra excelente, mas uma melodia que não caiu no gosto do público.

A “safra” de sambas de 2019 é aguardada com expectativa porque os enredos, em sua grande maioria são bastante interessantes. Três escolas já divulgaram seus hinos: a vice-campeã Tuiuti, que encomendou o samba e não teve concurso; o Império Serrano, que vai se apresentar com uma música de Gonzaguinha em estilo de samba-enredo; a São Clemente, que vai reeditar seu enredo de 1990 com a mesma composição daquela época.

A Grande Rio também não teve concurso este ano e encomendou seu samba-enredo. Embora ele já esteja circulando em grupos na Internet, será apresentado oficialmente aos componentes no dia 22 de setembro, mesmo dia em que acontece a primeira final do ano, na Mocidade Independente. Desta vez só vai haver coincidência entre as finais do Salgueiro e da Beija-Flor e Mangueira e Viradouro. Os fãs de samba-enredo podem se programar para ir em 8 das 10 festas! Veja a seguir o calendário completo das finais:

  • Mocidade – 22 de setembro
  • Vila Isabel – 28 de setembro
  • Mangueira – 29 de setembro
  • Viradouro – 29 de setembro
  • Portela – 5 de outubro
  • União da Ilha – 6 de outubro
  • Salgueiro – 11 de outubro
  • Beija-Flor – 11 de outubro
  • Unidos da Tijuca – 13 de outubro
  • Imperatriz Leopoldinense – 15 de outubro

Vale destacar que a final é um momento em que todas as atenções do mundo do samba se voltam para a escola. É comum torcedores de outras agremiações comparecerem às finais de coirmãs com as quais simpatizam. Ou seja, é uma das datas de maior faturamento nas quadras! Por isso, alguns são contrários à prática de encomendar uma composição: perdem o momento mágico da final, em que dois ou três sambas disputam a honra de se tornarem hino.

A prática tem sido cada vez mais comum na Série A e este ano atingiu praticamente um terço das escolas do Especial. Os adeptos desta estratégia argumentam que concursos custam caro para os compositores e para a escola, a competição acirrada por vezes gera desentendimento nas quadras e, para os pragmáticos, mais vale a certeza de um samba acima da média do que apostar na inspiração da ala de compositores – o que, diga-se de passagem, é um tanto deselegante para uma instituição chamada escola de SAMBA.

Desfile da Tuiuti em 2017, sobre os 50 anos da Tropicália:

A experiência da Paraíso do Tuiuti, no entanto, é um argumento contundente em favor desta medida. Em 2017 fez concurso, veio pra avenida com um samba fraco para aquele que talvez fosse o melhor enredo do ano. Acabou por uma série de razões ficando em último lugar e só não foi rebaixada por causa dos acidentes com os carros alegóricos. O samba recebeu duas notas 9,7 e duas notas 9,9, somando 29,5 pontos, a pior média para o quesito entre as 12 que desfilaram. Em 2018, desfilou com um samba feito por encomenda, que era considerado um dos melhores senão o melhor do ano. Resultado: quatro notas 10, gabaritou o quesito, fez um desfile fortíssimo e faturou um vice-campeonato inédito.

Polêmicas à parte, até o meio do mês que vem já teremos a trilha sonora completa do Carnaval 2019.

Desfile da Tuiuti em 2018, com o samba encomendado:

14 de set de 2018

COMENTÁRIOS