Ordem do desfile definida, começou o carnaval 2017

Segunda-feira, 20 de junho, noite fria para os padrões cariocas, início do inverno. Nesta data começou também o carnaval 2017. Na Cidade do Samba, foi definida a ordem de desfile do Grupo Especial, dando início a projeções e especulações com base nos resultados de anos anteriores e nos enredos já divulgados.

As bolinhas do sorteio determinaram: o carnaval começa com música, baiana, mais especificamente. A Tropicália cantada pelo Tuiuti e as pipocas da Grande Rio, que homenageará Ivete Sangalo. A festa será encerrada com as três melhores colocadas no carnaval 2016, pela ordem Tijuca, Portela e Mangueira.

Só duas não entram no sorteio. A campeã do Acesso A – no caso, o Tuiuti – abre o desfile de domingo e a penúltima do Especial, a Ilha, abre segunda. As demais escolas são emparceiradas em duplas por critérios técnicos decididos em reunião na Liga das Escolas de Samba. Os pares disputam primeiro o direito de escolher o dia. Quem vence, escolhe segunda-feira. Depois, um novo sorteio define a posição de desfile. Completado o processo, as escolas têm cinco minutos para negociar eventuais trocas de posição no mesmo dia. A ordem ficou assim:

 

blog_postA preferência das escolas por segunda tem base estatística. O desfile foi dividido em dois dias em 1984 na inauguração do Sambódromo. Naquele ano, houve duas campeãs, uma de domingo e outra de segunda. O concurso único começou no ano seguinte. Já houve 32 e a campeã só saiu de domingo seis vezes. A última a desafiar a “maldição” foi a Tijuca, em 2010 – e ainda sendo a terceira a desfilar, tornando sua conquista uma façanha. Nem a poderosa Beija-Flor ganhou desfilando domingo na era Sambódromo.

A segunda-feira já viu 26 campeãs. Pior, em nove anos, a vice também era do #teamsegunda. Em 1998, até a 3ª colocada. Em 2014 e 2016, quarto das seis classificadas para o sábado das campeãs desfilaram no segundo dia. As exceções à regra foram em 2006 (campeã e vice no domingo) e 2011, em que 2º, 3º, 4º colocadas vieram do domingo. Neste ano, só nove escolas foram julgadas por causa de um incêndio nos barracões de Portela, Grande Rio e Ilha.

Portela e Mangueira comemoraram porque vão encerrar o desfile. A verde e rosa, tinha caído na 2ª posição no sorteio, mas trocou com a São Clemente, que não queria ficar por último. Em sete ocasiões, a campeã encerrou o carnaval. Mas neste ponto, a Beija-Flor pode ter esperança. Dos seis campeões do domingo, três desfilaram na última posição.

O sorteio criou confrontos interessantes. A Tijuca projetou Paulo Barros e o provoca dizendo que ele só vence lá. A nova chance do carnavalesco de quebrar a escrita é faturar para a Águia sua 22ª estrela logo depois da passagem do Pavão. Beija e Salgueiro, com ótimos enredos, estão em boas posições para ir às campeãs ou mesmo vencer, mas podem se “anular” numa disputa direta pelo título. Já a Grande Rio odiou ser a 2ª de domingo, quando a torcida  ainda está fria. Desfilando mais tarde, o carisma de Ivete poderia levá-la mais longe.

Para todas essas projeções, vantagens ou maldições se confirmarem “só” falta escolher samba, aprontar o barracão e as fantasias. Ou seja, é mera indicação de quem partiu com leve vantagem. O que importa mesmo é: começou pra valer o carnaval 2017.

 

 

 

 

21 de jun de 2016

COMENTÁRIOS