São Clemente e Grande Rio anunciam seus enredos pro Carnaval 2018

Os surdos mal silenciaram e todo o time de carnavalescos do Grupo Especial está definido. Melhor que isso: duas escolas já anunciaram seus enredos para o Carnaval 2018,  dois ótimos temas, por sinal: Grande Rio e São Clemente

A Grande Rio contratou Renato e Márcia Lage para tentar subir de patamar do ponto de vista estético. Mesmo saindo de uma homenagem marcante como a feita a Ivete Sangalo, divulgou que o seu tema será Abelardo Barbosa, mais conhecido como Chacrinha, considerado por muitos, o maior comunicador da história do Brasil. Ele completaria em setembro 100 anos de nascimento.

O casal Lage teve um encontro no meio de março com a família de Chacrinha e o martelo foi batido. O enredo ainda não tem um título e o logotipo deve ser apresentado em breve.

Chacrinha (1917-1988) foi um grande apresentador de programas de auditório desde os anos 1950. Por seus programas na Band e na Globo, lançou muitos talentos tais como Roberto Carlos e Raul Seixas, fazia um show de calouros que tinha como jurados figuras que ficaram conhecidas do público, entre elas Pedro de Lara, Elke Maravilha e Rogéria além das chacretes, as dançarinas de palco, como Rita Cadillac. Vestia-se com roupas espalhafatosas, usava uma buzina para interromper uma performance e ficou famoso por bordões como “Terezinha!”, “Vocês querem bacalhau?” ou “Olha o abacaxi” – e lançava a fruta na platéia.

Para além da estética, Chacrinha tinha relação estreita com o carnaval. Foi autor de marchinhas conhecidas como “Maria Sapatão”e “Bota a Camisinha”. Já recebeu uma homenagem em vida no carnaval carioca, quando encerrou o desfile do Império Serrano em 1987 com o enredo “Quem Não se Comunica se Trumbica”, bordão criado por ele.

Assista ao desfile do Império Serrano em 1987. Chacrinha aparece no último carro, por volta do minuto 42.

São Clemente – A escola de Botafogo, depois de perder Rosa Magalhães e o coreógrafo da comissão de frente para a Portela, correu em anunciar a contratação de Jorge Silveira, que foi bi-vice-campeão neste carnaval. Pela Viradouro na Série A do Rio e pela Dragões da Real, no Especial de São Paulo. Silveira fez um trabalho muito interessante com o enredo infantil da escola de Niterói, que encantou a Sapucaí.

Mantendo um estilo inaugurado por Rosa na escola, a São Clemente escolheu homenagear em 2018 o bicentenário de criação da Escola Nacional de Belas Artes da Univerdade Federal do Rio de Janeiro, da qual o próprio carnavalesco foi aluno. Em entrevista à Rádio Arquibancada, Silveira afirmou ter estudado o tema durante oito anos.

O nome do enredo será Academicamente Popular e faz referência ao fato de que a mais importante escola de Belas Artes da América Latina tem grande responsabilidade na redefinição da estética que transformou as escolas de samba no maior espetáculo da Terra. Afinal, saíram de suas salas de aula carnavalescos como Fernando Pamplona, Joãosinho Trinta e Rosa Magalhães entre outros que vão ser lembrados no desfile.

Leia a entrevista completa do carnavalesco

31 de mar de 2017

COMENTÁRIOS