Império e Padre Miguel na luta pelo Especial

O nível de enredos e dos sambas da Série A este ano é dos mais altos dos últimos tempos. Com os patrocínios mais difíceis, as escolas se viraram em busca de temas bons que renderam sambas inspirados. A primeira noite já provou que o carnaval 2017 é pra marcar na memória.

Hora de falar da segunda metade do grupo de escolas que vai lutar pelo único lugarzinho ao sol no Grupo Especial:

1) Acadêmicos da Rocinha
A escola de São Conrado vai prestar homenagem ao carnavalesco Viriato Ferreira que fez história como figurinista da Beija-Flor de Joãosinho Trinta e, depois em carreira solo, fez lindos desfiles pela Portela no início dos anos 80 e teve passagem marcante pela Imperatriz como carnavalesco e figurinista de Rosa Magalhães na era de ouro da escola de Ramos: “No Sassarico do Marquês, tem mais um freguês”. O samba passou muito bem no ensaio técnico e a escola quer se estruturar para fazer uma bela festa.

2) Acadêmicos do Cubango

A terceira escola de Niterói na Série A relembra os 75 anos de nascimento do compositor João Nogueira, morto em 2000. A escola trocou de carnavalesco durante sua preparação e foi alvo de muitos boatos em torno do barracão. Mas o samba é um dos melhores da safra do grupo e deve garantir à escola ótima harmonia e evolução.

3) Inocentes de Belford Roxo
A tricolor vem com um samba satírico e promete conquistar quem gosta de HQ, livros, cinema e TV contando a história dos vilões carismáticos com o enredo “Vilões – o verso do inverso”. O samba é bem humorado e gostoso de cantar e a escola tem boa chance de conquistar o público com a facilidade de identificação com os personagens.

4) Império Serrano

A mais tradicional escola a desfilar na Série A, o Império vai tentar voltar ao seu lugar de origem, o Especial, com uma homenagem ao poeta pantaneiro Manoel de Barros. O enredo “Meu Quintal é Mior que o Mundo”, de Marcus Ferreira, promete inundar a avenida de verde, natureza e a nobreza da Serrinha. Com um samba forte e visual caprichado, promete brigar pelo título pra valer.

5) Unidos de Padre Miguel
A importância da preservação das matas e do poder de cura das ervas medicinais através da história de um orixá no enredo “Ossain – o poder da cura”. A vermelho e branco da Zona Oeste está há pelo menos dois anos batendo na trave. É a atual vice-campeã e forte candidata a subir para o Especial, para se juntar à prima Mocidade.

6) Renascer de Jacarepaguá

Muita gente considera que o samba da Renascer é o melhor da Série A, possivelmente um dos melhores do carnaval se não o melhor. Conta a história de dois personagens negros, o almirante João Cândido, líder da Revolta da Chibata e Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do Brasil. O enredo “O papel e o mar” começa de forma poética, com um bilhete colocado dentro de uma garrafa e lançado ao mar. Ouvir este samba a vivo é um privilégio para quem estiver na Sapucaí.

7) Unidos do Porto da Pedra
Encerrando o desfile da Série A, a escola de São Gonçalo vai fazer um verdadeiro baile de carnaval na Sapucaí contando a história das marchinhas no enredo “Ó Abre Alas que as Marchinhas vão passar”. Apesar das recentes discussões sobre qual é politicamente correta ou não, a escola traz um samba-enredo muito gostoso e que rendeu um dos ensaios técnicos mais quentes da Série A. A escola foi bem com um enredo leve em 2016 e promete repetir a dose fazendo todo mundo pular até o final.

Ouça todos os sambas na versão do ensaio técnico na Rádio Arquibancada.
http://www.radioarquibancada.com.br/site/podcast-2/transmissoes-ao-vivo/

25 de fev de 2017

COMENTÁRIOS