Lançado CD oficial do Grupo de Acesso A para o Carnaval 2017
Com muita festa (e muita chuva) foi lançado na semana passada na Cidade do Samba o CD oficial com os sambas-enredo das 14 escolas do Grupo de Acesso A para o carnaval 2017. Como de costume, houve a apresentação de todas as escolas, o que também serve como termômetro para medir quais sambas estão evoluindo desde a escolha. E a impressão geral de quem participou do evento foi: o público que for ao Sambódromo na sexta e sábado de carnaval (24 e 25 de fevereiro) estará bem servido no quesito samba-enredo.
O CD do Grupo de Acesso A voltou a ser produzido este ano por Leonardo Bessa, que também é intérprete oficial do Salgueiro. O resultado da gravação foi bastante elogiado pelas escolas e a parceria deve ser confirmada no próximo ano. Em 2016, o produtor do CD foi Ivo Meirelles.
A Lierj, organizadora dos desfiles do Grupo de Acesso A, recebeu uma ótima notícia da gravadora Som Livre. Só com a pré-venda, já foram comercializadas 40 mil cópias, o que rendeu à obra o Disco de Ouro. A notícia pegou de surpresa os dirigentes, que comemoraram bastante. Até a década passada, o CD do Grupo de Acesso A era gravado com muita dificuldade e os dos demais grupos não eram registrados oficialmente. Para os fãs do gênero é uma garantia de que as obras não correm o risco de se perder no tempo, como ocorreram com tantas composições dos carnavais antigos, inclusive das escolas mais famosas.
Durante a apresentação das escolas, ficou claro que ainda não há nenhuma escola despontando como favoritíssima. A disputa está muito aberta e isso, em parte, se deve à qualidade dos sambas. O Império Serrano, a escola mais tradicional do grupo, fez uma passagem que impressionou os analistas. A verde e branco vai homenagear o poeta Manoel de Barros.
Unidos de Padre Miguel, Viradouro e Estácio de Sá também mostraram a força de seus intérpretes, com destaque para Zé Paulo, da vermelho e branco de Niterói, um dos que mais defendeu sambas nas eliminatórias do carnaval 2017 depois do show que deu na avenida este ano.
O CD tem obras interessantes mesmo das escolas menos badaladas, como a Acadêmicos do Sossego e seu samba em forma de diálogo, na homenagem à atriz Zezé Mota. Outros sambas que têm agradado são o da Cubangu, sobre João Nogueira, e o da Renascer de Jacarepaguá, com uma melodia bastante forte.
Veja aqui a apresentação de todas as escolas na festa de lançamento da Lierj disponibilizado pelo site Carnavalesco.
A obra já está disponível nas lojas online e também pode ser baixada nas lojas de aplicativos Apple Store e Google Play. Não deixe de escutar todos os sambas na gravação original.
Adoro os sambas enttedo gostaria de teceber um CD