Portela realiza sonho dos torcedores e anuncia Clara Nunes como enredo

Eram pouco depois de 16 horas de quarta-feira quando foi iniciada uma transmissão ao vivo na página oficial da Portela no Facebook:

À moda do Vaticano, a Águia Altaneira avisava aos fãs do carnaval e a seus torcedores: “Habemus Enredo”.  Pouco antes de 19h surgiu este vídeo:

Em tom poético, a narração da cantora Roberta Sá trouxe uma mensagem da Portela para Clara Nunes na celebração de “um amor atemporal”. Á Águia foi a mensageira da boa nova: Clara será o enredo do Carnaval 2019: “novamente de mãos entrelaçadas, superando as fronteiras do tempo e do espaço”, arrematava o texto.

Quando Paulo César Pinheiro e João Nogueira compuseram “Um Ser de Luz“, ainda sob o impacto da morte tão estúpida quanto precoce da cantora, em 1983, pareciam prever. “Sabiá, que falta faz sua alegria, sem você, meu canto agora é só melancolia. Voa, meu sabiá, canta, meu sabiá, adeus, meu sabiá. Até um dia.

Pois esse dia virá: será em março de 2019, ainda não se sabe ao certo se no domingo, dia 3, segunda, dia 4, ou na madrugada de terça, dia 5. “Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma Sabiá.”

Tão logo foi divulgado o vídeo, os portelenses ficaram em polvorosa: uns gritavam, outros choravam, todos comemorando a realização de um sonho: Clara Nunes, que tanto cantou a Portela, receberá enfim, um samba-enredo inteiro só para ela. Ainda melhor: uma homenagem com a assinatura da mestra das narrativas, Rosa Magalhães, carnavalesca mais vencedora do Sambódromo.

Há pouco mais de um mês esta coluna lembrava os 35 anos de morte da cantora e contava esta história entrelaçada da escola de samba com a tal mineira, filha de Ogum com Iansã, que levou o candomblé para as paradas de sucesso e amava a Águia Altaneira com sinceridade e dedicação raras nos dias de hoje. O texto terminava dizendo que a Portela tinha o sonho de fazer um enredo só sobre ela.

A reação dos portelenses e a repercussão nas redes sociais ao anúncio da escola mostra o quanto o tema é caro não apenas aos torcedores da Águia como ao mundo do samba em geral. Clara Nunes é um daqueles fundamentos que o carnaval sempre precisa homenagear, assim como Cartola na Mangueira, dona Ivone e Silas para o Império Serrano. “Clara Nunes” chegou ao segundo lugar nos trending topics do Twitter na quarta-feira e hoje a imprensa foi unânime em elogiar a opção da escola.

A Portela hoje é um exemplo como instituição cultural, fazendo exposições sobre seus baluartes, homenageando os compositores, buscando transpor até mesmo os limites geográficos, levando sua “portelidade” para outros estados e até países. O desfile no carnaval é uma das atividades e não a única razão de ser. Cada vez mais o viés cultural da escola nos desfiles cria eventos para preservação de sua história e legado e a “cultura portelense” serve de inspiração aos desfiles num ciclo virtuoso que só faz bem a todas as escolas de samba.

Ainda mais significativo é o fato de que a Portela não entra na avenida com obrigação de vencer para quebrar jejum ou coisa que o valha. Isso já foi! Clara estava no título de 1984 como parte da festa. Estava como destaque no desfile de 2012, que devolveu à Águia uma posição de protagonismo no quesito que lhe é mais caro, o samba-enredo.  Também foi uma das navegantes no rio azul e branco que fez a escola se reencontrar com a glória do título em 2017.

No Carnaval de 2019, ela será a grande anfitriã. Resultado de um desfile é mais difícil de prever que as flutuações do mercado financeiro.  Mas uma coisa é certa: a Portela terá um dos momentos de maior emoção de sua história recente quando iniciar seu próximo desfile carnavalesco.

Crédito: Reprodução

25 de maio de 2018

COMENTÁRIOS