Um caso de amor ao carnaval que deu muito certo

Quando eu era criança, o Sábado de Aleluia funcionava como uma espécie de “enterro dos ossos” do carnaval. Desde 2000, no entanto, o último suspiro carnavalesco se dá um pouco mais tarde: quando a comunidade do samba se reúne, como na semana passada, para a entrega dos prêmios S@mba-Net.

Tudo começou com uma lista de discussão por e-mail (pois é, naquela época não tinha nem Orkut, o que dirá Faceboook, Whatsapp…) de apaixonados por escolas de samba. Os desfiles de sábado e terça de carnaval andavam esvaziados, sem nenhuma cobertura de TV. O grupo teve a ideia de premiar as escolas do Grupo de Acesso A e B que, na época, não tinham pouco reconhecimento.

Os fanáticos internautas-carnavalescos dentre os quais estava este blogueiro se reuniram no que hoje chamam de frisas do setor 3 e acompanharam de lá todos os desfiles. Depois do carnaval, escolheram os melhores do ano. A primeira festa ocorreu na quadra do Tuiuti, em 2000. No ano seguinte encontrou aquele que seria seu local definitivo, a sede da Unidos da Tijuca.

Nos primeiros desfiles, era emocionante ver aqueles componentes cheios de orgulho por estarem se apresentando para um grupo de pessoas que entendia o esforço que representava pisar na avenida defendendo bandeiras menos famosas. Algum tempo depois, o sábado de carnaval voltou a ser exibido na TV.

Foram esses malucos que viram desabrochar talentos que hoje brilham no palco principal, como os carnavalescos Paulo Barrros, Alex de Souza, Paulo Menezes, Fábio Ricardo, Jack Vasconcelos, os intérpretes Pixulé e Bruno Ribas, Mestre Lolo e tantos outros.

Com o sucesso, a festa foi crescendo. A premiação passou a contemplar em 2004 personagens do grupo Especial que não concorriam em outras premiações, como Velha Guarda e Destaque de Luxo. Mais dois anos e foi a vez de as escolas da Intendente Magalhães (grupos de acesso que não desfilam na Sapucaí) ganharem espaço. E desde 2013, o Grupo Especial assumiu a sua configuração atual de categorias.

No sábado (21), todos os grandes momentos memoráveis do Carnaval 2016 estavam presentes. O show do intérprete da Viradouro com seu samba-enredo oração, escolhido o melhor da Série A, a irreverência da Unidos de Padre Miguel, escolhido o Melhor Desfile da Série A, passando pela bateria da Beija-Flor, o samba da Portela que incendiou a Sapucaí e o fechamento com a velha Manga. Uma noite de confraternização do samba. Vale conferir.

 

VEJA AQUI A LISTA COMPLETA DE QUEM FOI PREMIADO

 

Abaixo um resumo de tudo o que aconteceu na festa do Sambanet 2016.

25 de maio de 2016

COMENTÁRIOS