Portela e Mangueira devem duelar pelo título de 2017

A segunda noite de desfiles do Grupo Especial teve, na média, desfiles superiores aos de domingo, algumas surpresas e apontou as duas escolas mais fortes na disputa pelo campeonato e que se apresentaram por último: Portela e Mangueira. A azul e branco fez um desfile técnico, com extremo cuidado com cada quesito e visual deslumbrante. O carro que lembrou a tragédia de Mariana no enredo sobre os rios foi impactante. Em seguida a Mangueira apelou para a emoção e falou da fé do brasileiro, com visual caprichado e ótimas sacadas, como o tripé que mostrava o sincretismo de Oxalá e Jesus. E nem a verde e rosa escapou dos sustos com alegorias. Um dos carros empacou em frente à supercabine, abrindo um buraco de quase dois setores.

32350080603_259a41cb37_z

Além da Manga, Ilha e Mocidade tiveram percalços que atrapalharam as apresentações muito boas que vinham fazendo. Nada se compara, no entanto, ao que ocorreu com a Unidos da Tijuca. O carro que representava o jazz de New Orleans sofreu um afundamento de parte da estrutura, deixando vários feridos e provocando uma série de eventos como ambulâncias na pista de desfiles e a escola sem poder avançar durante vários minutos. O choque das pessoas estragou a apresentação e transforma o Pavão de favorito em candidato a rebaixamento. O acidente provocou o estouro do tempo, alas tiveram de passar à frente para não abrir um buraco homérico na avenida.

A São Clemente fez um desfile simpático, bastante adequado ao enredo, mas com evolução um pouco fria, o que deve fazer com que fique na parte de baixo da classificação.

Mangueira agradou mais aos formadores de opinião, que andam deslumbrados com o trabalho de Leandro Vieira. A Portela foi mais forte no conjunto dos quesitos. Correm por fora Salgueiro e a Mocidade, que voltou a fazer um desfile vigoroso e quente, ainda que as alegorias tenham sido irregulares. Beija-Flor, Imperatriz, Ilha e Grande Rio devem ficar com os dois lugares restantes entre as seis melhores. Tudo vai depender de como os jurados receberam a proposta de reconfigurar as alas, com fantasias misturadas. Pelo meu gosto, Ilha e Imperatriz se apresentariam de novo.

Uma das imagens do carnaval, com certeza, será o truque da comissão de frente da Mocidade que usou um aeromodelo para fazer Aladim voar no tapete mágico em plena Sapucaí.

33007413192_046f5b51c4_z

28 de fev de 2017

COMENTÁRIOS